Feliz dia do Produtor Cultural!




“Quando nasci, um anjo torto desses que vivem na sombra disse: Vai, Carlos! Ser Produtor Cultural na vida...” (Paráfrase do texto: Poema de sete faces – Carlos Drummond Andrade). Nesse 3 de maio comemoramos juntos o dia daqueles que vivem do bem mais precioso de um povo, a sua cultura. No dia do Produtor Cultural o Blog do NPC entrevista alguns dos antigos gerenciadores do Núcleo com uma única pergunta: O que é Produção Cultural para você?

Partindo da perspectiva de que todos os seres humanos participam de uma cultura todos produzem ou geralmente reproduzem a cultura, ou seja, todos em seu cotidiano realizam a produção cultural. Entretanto se pensarmos de forma tão ampla, por conta da imensa diversidade, acabamos desorientados. Por isso encaro a Produção Cultural como sendo a cultura produzida de forma planejada, organizada e muito bem articulada entre todos os agentes envolvidos, artistas, produtores/gestores, setor público, setor privado e principalmente com o público que geralmente é chamado de alvo. Mas que deveria ser pensado também como construtor da produção. Portanto, Produção cultural é a atualização da cultura, no sentido de ser a realização plenamente consciente de algo que está latente, em potencial.

Renato Almeida

--

Produção: ato de produzir, criação. Produção Cultural: produção de cultura. Não é uma tarefa das mais fáceis. É idéia, é planejamento, é recurso que falta, é apoio que falta, é planejamento, é gestão de crise, é planejamento, é estresse. Mas é gostoso, no final é muito gostoso quando você vê aquilo que pensou e imaginou cada detalhe em sua cabeça, tomando forma, tomando vida. E produzir cultura pra quem? Para todos. Esse deve ser o ideal. Todos devem ter acesso e devem ter recursos para produzir sua criação.

Ana Paula Pereira

--

Produção Cultural, para mim, é cuidar da organização, elaboração, concepção e realização de projetos culturais. Ou seja, todos os aspectos técnicos e logísticos para a plena realização do objeto cultural. Hoje, entendo a importância do produtor cultural para a atividade artística, pois creio que o papel do artista é se preocupar apenas com a criação, e que ele precisa do suporte desse profissional para executar bem seu papel. Sinto-me parte do fazer artístico ao ocupar esse papel.

Tayane Bragança

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

1 comentários:

Lara Dias disse...

Produção Cultural é pensar fora da caixa, é ser estratégico ao mesmo tempo que é apoio e suporte para tudo! O Produtor Cultural tem multi facetas!

Postar um comentário