Financiamento Cultural sem comprometer a autonomia




(Texto adaptado. Autor: Lucas Pretti)



O grande problema da cultura e do Produtor Cultural no sempre foi o financiamento. O governo busca por meio das leis de incentivo atender as necessidades culturais da população, porém nós sabemos que não ocorre da forma mais organizada e democrática possível. Existem muitas críticas relacionadas às atuais formas de se produzir cultura no país, tal como a dependência das grandes empresas privadas, que de certa forma ocupam o lugar que deveria ser do governo.

Uma solução para esse problema vem com a internet. É a chamada “crowdfunding” traduzindo ao pé da letra significa “financiamento pela multidão”.  Consiste na chamada “vaquinha”, na qual várias pessoas fazem doações para a realização de um projeto.  Essa é uma fonte promissora de “patrocínio” e uma alternativa para quem não conseguiu realizar seu projeto nas vias mais comuns.

É importante que o produtor seja transparente e apresente às pessoas o projeto da forma mais clara possível, colocando o orçamento e até mesmo o valor que ele irá ganhar com o projeto. Isso faz com que as pessoas se sintam mais seguras para fazer as doações e saibam de fato onde estão investindo seu dinheiro. Além disso, é sempre bom dar um retorno aos patrocinadores, como um brinde relacionado ao projeto por exemplo.


“O crowdfunding é mais uma cor desse delírio coletivo que a internet causa por definição, mesmo com tantas empresas e governos querendo controlar o incontrolável e lucrar como se fazia há vinte anos. O mundo em rede serve para questionar, expandir, testar os limites da ordem.”

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

1 comentários:

Lara Dias disse...

O crowdfunding é um tema super atual, e muito válido de se discutir.

Postar um comentário