Produção Cultural no Brasil é um projeto cujo objetivo é tornar público o pensamento e as ações de importantes agentes formadores da cultura brasileira que quase sempre fazem seu trabalho quase sem aparecer. São gestores, produtores, diretores, trabalhadores de bastidor. Para isso, foram realizadas 100 entrevistas. A partir daí foi criado um site e houve criação e edição de 5 livros.
O projeto é uma realização da Casa da Cultura Digital e da Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura com execução de responsabilidade da Beijo Técnico Produções Artísticas, Garapa Coletivo Multimídia e Fli Multimídia, em parceria com a Azougue Editorial. O orçamento foi obtido via Cinemateca Brasileira e Sociedade Amigos da Cinemateca (SAC). Foram 4 meses de gravação no estúdio Cine&Video em Vila Madalena, São Paulo. Foram entrevistados com origens nas cinco regiões do país que lá filmavam para o projeto - dia e noite. São mais de 600 minutos de conversas registradas em vídeo.
Diante das vastas opções, os 100 entrevistados foram escolhidos a dedo para que no projeto houvesse conteúdo com todo tipo de cultura e abordagem. A opção foi misturar universos muito diferentes, como por exemplo: o cineasta Luiz Carlos Barreto, a diretora de Patrocínio da Petrobrás, o produtor musical André Midani e a restauradora de obras de arte Florence de Vera. Também estão na lista os três últimos ministros da Cultura Brasil: Juca Ferreira, Gilberto Gil, FranciscoWeffort, entre tantos outros.
De setembro a novembro de 2010 foi construído no site um documentário interativo, em 100 capítulos, sobre produção cultural no Brasil. Cada convidado foi entrevistado duas vezes: na primeira, cada um contou sobre sua trajetória, revelou pontos marcantes de sua vida, expôs posturas políticas, explicou seus métodos e objetivos de trabalho. Estas entrevistas foram publicadas num conjunto de 5 livros que detalha cada personagem e cada detalhe que foi explicado em suas gravações. A segunda entrevista é uma espécie de resumo do universo de cada entrevistado: editadas em vídeos de cerca de 6 minutos, estas é que foram publicadas diariamente a partir de setembro de 2010 no site do projeto e desta forma foram distribuídas, copiadas, reeditadas, remixadas. Os livros com as entrevistas completas tiveram grande tiragem e ao mesmo tempo, estão desde então integralmente disponível para download gratuito no endereço eletrônico.
O projeto é uma provocação a todos que tenham interesse em pensar e produzir cultura no país, e já o façam. De onde partem diversos questionamentos e discussões como, por exemplo, a validação da profissão a partir de sua importância para o país. O site é interessante e, para quem não conhece o projeto, é bastante informativo e auxilia em pesquisas, construção de projetos, conhecimento do que é a Produção Cultural no Brasil. Visite o Site e o Blog. Assista aos Vídeos. Discuta. Entenda.
Fonte: http://www.produtorindependente.com // http://www.produçãocultural.org.br
Fonte: http://www.produtorindependente.com // http://www.produçãocultural.org.br
0 comentários:
Postar um comentário